Música

MÚSICA

O ensino da música além de contribuir no processo de socialização, tem por objetivo desenvolver a percepção, sensibilidade, criatividade, motivação, aceitação, atenção, disciplina e participação.

A música é a organização do som e do silêncio sendo, portanto um fenômeno sonoro que depende do elemento tempo e ocorre nos campos perceptivos, tanto externo como interno. Mas além desta organização sonora, a música é um meio de comunicação que proporciona um espaço para escutar uns aos outros, de conhecer e aceitar a si mesmo. A comunicação musical proporciona alegria através da convivência com essa pratica musical.

Através das aulas, os alunos conseguem se expressar por meio de gestos, aquilo que não conseguem expressar por meio de palavras.
As aulas são trabalhadas de forma lúdica, explorando a coordenação motora (esquema corporal e coordenação sensório-motora). Vivenciando música, os alunos desenvolvem o gosto e a sensibilidade musical e a expressão corporal.

QUANDO AS AULAS ACONTECEM:
As aulas acontecem uma vez por semana no horário de aula e podem participar alunos a partir do Mini Maternal até o 3º Ano do Ensino Fundamental.

INSTRUMENTOS MUSICAIS:
Na Educação Infantil, os alunos usam instrumentos da própria banda rítmica da escola, como: chocalhos, coquinhos, baquetas, pandeiros, sinos, entre outros.
Já a partir do 1º Ano, os alunos começam a tocar a flauta doce. No 1º e no 2º Ano, os alunos fazem uso de flautas pedagógicas, que possuem menos notas musicais para facilitar o aprendizado. As séries seguintes já utilizam a flauta normal.